Transcrição do Vídeo: Introdução ao Synfig Studio
Duração: 03:17
Essa é uma rápida apresentação do Synfig Studio, uma ferramenta de criação de animações 2d.
Com uma interface simples, o Synfig conta com uma variedade de opções para os elementos envolvidos em cena, isso faz com que ele se torne uma ferramenta poderosa, mas com uma curva de aprendizagem considerável.
O Synfig conta com versões para Windows, Linux e Mac OS.
Link do Synfig: http://synfig.org/
Apesar de ter uma vasta documentação e português como opção de idioma na Wiki, pouca coisa foi traduzida.
Link da Wiki: http://wiki.synfig.org/Category:Manual/pt
Link da Wiki: http://wiki.synfig.org/Category:Manual/pt
Mesmo assim, quando falamos de animações mais simples, o processo de criação é bem fácil.
Para exemplificar vamos criar uma animação bem simples.
Em um arquivo vazio, clique na Ferramenta Retângulo e desenhe um retangulo da largura do tela de desenho e altura aproximada ao modelo que você está vendo.
Troque as cores de frente e fundo, no esquema atual temos preto na frente e branco atrás, para isso clique na seta na parte de cima entre a Caixa de Cores. Clique na Ferramenta de Preenchimento, o Balde, e clique no retangulo desenhado, assim ele passa a ser preto.
Clique na caixa de Cor de Preenchimento, que no momento está com a cor preta e escolha um tom de vermelho no diálogo Cores.
Clique na Ferramenta Círculo e desenho um círculo e o posicione dentro do retângulo na extremidade esquerda. Use as alças do centro para mover e do raio para aumentar ou diminuir o círculo.
Com nossa arte pronta já podemos passar para a fase de animação.
Clique no botão Ligar Modo de Edição de Animação, representando por um boneco verde. Ele vai mudar para um boneco vermelho e um contorno vermelho cerca toda a Área de Desenho, isso indica que estamos no modo de edição de animação.
Na Linha do Tempo abaixo clique no meio entre os tempos 0f e 48f, isso é 24f ou seja 1 segundo. A taxa de quadros padrão do Synfig é de 24 quadros por segundo.
Clicando na alça verde no centro do círculo e segurando a tecla Shift para manter o alinhamento, arraste o círculo para a outra extermidade do retângulo.
Clique em 48f e realize o processo contrário levando o círculo de volta ou próximo a sua posição inicial.
Clique no botão Buscar Começo e depois de um play, no Player localizado abaixo da Área de Desenho para ver sua animação funcionando.
Você também pode pré-visualizar a animação clicando no botão Mostrar Diágolo de Definição e Pré-visualização. Clique nele e ajuste a qualidade para 1,00, marque em definições de tempo o checkbox para iniciar tempo e finalizar tempo, ajuste a opção finalizar tempo para 48f. Agora clique no botão Pré-Visualizar.
No diágolo Janela de Pré-visualização você tem um Player, nele clique no botão Laço e dê um play, assim sua animação fica sendo repetida e você pode analisá-la melhor.
Para exportar sua animação como vídeo, clique no botão Mostra Diágolo de Definição de Renderização e configure da seguinte forma:
Salve na sua pasta home como o nome de primeira-animacao, em destino selecione ffmpeg. na parte de baixo do diálogo na Sessão Tempo, edite a duração para 48f. Clique no botão Renderizador para confirmar.
Navegue até o local onde salvou o arquivo e abra-o no seu player de vídeo.
Só para lembrar a intenção desse vídeo é que você conheça o programa e o teste, apenas isso.
Em um arquivo vazio, clique na Ferramenta Retângulo e desenhe um retangulo da largura do tela de desenho e altura aproximada ao modelo que você está vendo.
Troque as cores de frente e fundo, no esquema atual temos preto na frente e branco atrás, para isso clique na seta na parte de cima entre a Caixa de Cores. Clique na Ferramenta de Preenchimento, o Balde, e clique no retangulo desenhado, assim ele passa a ser preto.
Clique na caixa de Cor de Preenchimento, que no momento está com a cor preta e escolha um tom de vermelho no diálogo Cores.
Clique na Ferramenta Círculo e desenho um círculo e o posicione dentro do retângulo na extremidade esquerda. Use as alças do centro para mover e do raio para aumentar ou diminuir o círculo.
Com nossa arte pronta já podemos passar para a fase de animação.
Clique no botão Ligar Modo de Edição de Animação, representando por um boneco verde. Ele vai mudar para um boneco vermelho e um contorno vermelho cerca toda a Área de Desenho, isso indica que estamos no modo de edição de animação.
Na Linha do Tempo abaixo clique no meio entre os tempos 0f e 48f, isso é 24f ou seja 1 segundo. A taxa de quadros padrão do Synfig é de 24 quadros por segundo.
Clicando na alça verde no centro do círculo e segurando a tecla Shift para manter o alinhamento, arraste o círculo para a outra extermidade do retângulo.
Clique em 48f e realize o processo contrário levando o círculo de volta ou próximo a sua posição inicial.
Clique no botão Buscar Começo e depois de um play, no Player localizado abaixo da Área de Desenho para ver sua animação funcionando.
Você também pode pré-visualizar a animação clicando no botão Mostrar Diágolo de Definição e Pré-visualização. Clique nele e ajuste a qualidade para 1,00, marque em definições de tempo o checkbox para iniciar tempo e finalizar tempo, ajuste a opção finalizar tempo para 48f. Agora clique no botão Pré-Visualizar.
No diágolo Janela de Pré-visualização você tem um Player, nele clique no botão Laço e dê um play, assim sua animação fica sendo repetida e você pode analisá-la melhor.
Para exportar sua animação como vídeo, clique no botão Mostra Diágolo de Definição de Renderização e configure da seguinte forma:
Salve na sua pasta home como o nome de primeira-animacao, em destino selecione ffmpeg. na parte de baixo do diálogo na Sessão Tempo, edite a duração para 48f. Clique no botão Renderizador para confirmar.
Navegue até o local onde salvou o arquivo e abra-o no seu player de vídeo.
Só para lembrar a intenção desse vídeo é que você conheça o programa e o teste, apenas isso.
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