Editor de paleta de cores Gpick


Continuando o estudo das cores neste post vamos apresentar uma ferramenta para capturar cores, o Gpick. Confira os artigos anterios nos links abaixo.

  1. Um pouco de cor - início dos estudos
  2. Emoção em cores

Gpick é um Color Picker(selecionador de cores), além de um editor de paletas de cores. Ele permite a exportação para diversos formatos inclusive esquema de cor em css

O Gpick também pode ser usado a partir de outros programas de editoração gráfica através do uso de linha de comando.

Link do site: http://www.gpick.org/

A documentação do programa inclui apenas uma lista com atalhos e suas funções, porém não descreve seu uso.

Link para documentação: http://www.gpick.org/help.html



Uma visão da tela do Gpick

Para iniciar o processo de captura de cores basta teclar Ctrl+p e ao passar o mouse em qualquer lugar da tela, você verá na janela de preview de cores do Gpick um zoom do local para ajudar a pegar a cor certa. Quando estiver no local correto basta teclar na Barra de Espaço para capturar a cor. Observe que a cor capturada aprece no painel ao lado seguido do código hexadecimal e seu nome.

Para terminar o processo de captura basta clicar em qualquer lugar. Podemos então exportar o esquema teclando Ctrl+e ou clicando no Menu File opção Export. No diálogo um nome ao seu esquema e observe que a opção padrão de arquivo é o gpl.
Para usar no Inkscape por exemplo você pode copiar o arquivo salvo e colá-lo em .config/inkscape/palettes, abra o reinicie o Inkscape e na seleção da paleta de cores procure pelo seu esquema, o nosso foi chamada de "teste-de-esquema-de-cor" clique sobre ele para mudar a Barra de Cores do Inkscape.

Em breve um vídeo trará maiores detalhes e usos do Gpick.




Comentários