Uma introdução ao ambiente de animação do Blender
Com esse artigo eu tô começando uma série sobre animação para motion com o Blender 2.82a e que também se desenvolverá em vídeo.
A ideia é dar mais recursos aos alunos do Curso de Edição de Vídeos com o Blender, assim além de editar os vídeos, eles poderão criar suas composição em um único ambiente.
Link do Curso de Edição de Vídeos com o Blender:
Playlist do Curso de Edição de Vídeos com o Blender
A ideia é dar mais recursos aos alunos do Curso de Edição de Vídeos com o Blender, assim além de editar os vídeos, eles poderão criar suas composição em um único ambiente.
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Você pode me ajudar a continuar produzindo financiando o trabalho. Eu vou deixar o link para a nossa proposta de financiamento coletivo lá no apoia.se. Dá essa força, blz?
Link do financiamento coletivo:
Eu vou usar o Blender 2.8, mas caso você utilize uma versão mais antiga, basta apenas ficar atento as possíveis adaptações.
A tela abaixo ilustra a interface do Blender 2.8. O Blender já vem por padrão com uma série de ambientes pré configurados, esse da imagem se chama Layout.
A gente até poderia trabalhar nele, mas vamos usar um outro ambiente chamado Animation, ele é mais completo para o nosso propósito. Você pode localizá-lo nas abas na parte superior da tela.
Essa é a aparência do ambiente ou editor chamado Animation.
Esse ambiente é dividido em 5 painéis, como você pode ver abaixo. São eles:
O Dope Sheet é uma tabela que permite uma visão panorâmica dos quadros-chave dentro da cena a ser criada. Além de listar os elementos, você também tem acesso a uma linha do tempo.
O Outliner organiza os objetos no ambiente de animação e o painel de propriedades permite o rápido acesso as configurações dos objetos.
Selecione o cubo e tecle "i" para inserir um quadro-chave, escolha a opção "Location", assim você indica o tipo do quadro-chave como um efeito de localização, vamos falar mais disso em breve.
A gente já nota mudanças no dope sheet, eu só não vou detalhar todas essas mudanças agora.
Eu vou mover a playhead, a agulha de reprodução de cor azul, um pouco para direita, até o quadro 20.
Com o cubo selecionado eu vou teclar "G" e arrastá-lo um pouco para baixo, até que ele fique fora do campo de visão da câmera, tecle "Enter" para confirmar.
Tecle "i" novamente e escolha "Location", para criar o Key frame.
Tecle Shift+seta para esquerda, para voltar ao início da linha do tempo e tecle barra de espaço para rodar a animação.
Com isso podemos observar o movimento da animação na câmera, no 3d view e a organização dos key frames no dope sheet.
Quando e se for necessário mais espaço de visualização você pode recolher o painel de propriedades e o outliner, arrastando os painéis para direita e o atalho Ctrl+barra de espaço para maximizar e restaurar os painéis.
Esse é o ambiente de trabalho que vamos utilizar com mais frequência nessa série sobre animação e motion graphics.
Deixa nos comentários a sua impressão e o que você achou do artigo. Compartilha com um amigo e apoia o projeto, blz?
A gente até poderia trabalhar nele, mas vamos usar um outro ambiente chamado Animation, ele é mais completo para o nosso propósito. Você pode localizá-lo nas abas na parte superior da tela.
Essa é a aparência do ambiente ou editor chamado Animation.
- View port com visão da câmera;
- View port com com ambiente 3d;
- Dope Sheet;
- Outliner;
- Properties.
O editor de animações nos permite trabalhar simultaneamente com duas visões. A visão de montagem do projeto e a visão da câmera.
O Dope Sheet é uma tabela que permite uma visão panorâmica dos quadros-chave dentro da cena a ser criada. Além de listar os elementos, você também tem acesso a uma linha do tempo.
O Outliner organiza os objetos no ambiente de animação e o painel de propriedades permite o rápido acesso as configurações dos objetos.
Uma animação de exemplo
Eu vou animar o cubo para que possamos ter uma visão geral na 3d view, na câmera e no dope sheet.Selecione o cubo e tecle "i" para inserir um quadro-chave, escolha a opção "Location", assim você indica o tipo do quadro-chave como um efeito de localização, vamos falar mais disso em breve.
A gente já nota mudanças no dope sheet, eu só não vou detalhar todas essas mudanças agora.
Eu vou mover a playhead, a agulha de reprodução de cor azul, um pouco para direita, até o quadro 20.
Com o cubo selecionado eu vou teclar "G" e arrastá-lo um pouco para baixo, até que ele fique fora do campo de visão da câmera, tecle "Enter" para confirmar.
Tecle "i" novamente e escolha "Location", para criar o Key frame.
Tecle Shift+seta para esquerda, para voltar ao início da linha do tempo e tecle barra de espaço para rodar a animação.
Com isso podemos observar o movimento da animação na câmera, no 3d view e a organização dos key frames no dope sheet.
Quando e se for necessário mais espaço de visualização você pode recolher o painel de propriedades e o outliner, arrastando os painéis para direita e o atalho Ctrl+barra de espaço para maximizar e restaurar os painéis.
Esse é o ambiente de trabalho que vamos utilizar com mais frequência nessa série sobre animação e motion graphics.
Deixa nos comentários a sua impressão e o que você achou do artigo. Compartilha com um amigo e apoia o projeto, blz?
show!!!
ResponderExcluirVlw!
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