Botões rápidos da Janela da imagem no Gimp


Clique aqui para assistir ao vídeo!!

A janela da imagem no Gimp, aquela onde fica a foto a ser editada, tem uma série de elementos que podem aumentar a produtividade e melhorar a forma como você trabalha.

Margeando a foto que vamos editar encotramos no lado esquerdo e no topo da janela as réguas e na lado direito e na base as barras de rolagem. Em cada um dos 4 cantos da janela temos botões com funcionalidades bem interessantes.





Botão de Menu
No canto superior esquerdo temos o Botão de Menu, clicando nele todo o menu principal surge na tela em forma de coluna. Na verdade se você clicar com o botão direito em qualquer parte da foto ou naquela área livre em volta dela, chamada de área de preenchimento inativa, você terá acesso ao menu. Isso vale inclusive quando a janela estiver vazia. Você pode assim, se quiser é claro, dispensar o uso da Barra de Menus na janela do Gimp, bastando para isso acessar o menu Visualizar e clicar na opção Exibir barra de menus, para ativá-la o processo é o mesmo. 


Botão de Controle de Redimensionamento da Janela
No canto superior direito encontramos o Botão de Controle de Redimensionamento da Janela, quando ativo a foto é ajusta em relação ao tamanho da janela, caso a janela venha ser redimensionada o tamanho da imagem e o nível de zoom se alteram. 



Botão de Navegação
Já no canto inferior direito o botão ativa a função de Navegação, para funcionar você deve clicar e manter a pressão do clique, isso fará com que uma miniatura da imagem apareça, ao mover o mouse ainda pressionado sobre a miniatura a imagem muda na janela principal. Essa função é muito útil quando precisamos percorrer partes de uma imagem onde o zoom está muito alto. 



Botão Ligar/Desligar Máscara Rápida
O botão do canto inferior esquerdo é o Ligar/Desligar a Máscara Rápida, ainda não tratamos de Máscara Rápida em nenhum vídeo, mas seu conceito é bem simples, ao ser ligada, uma máscara temporária é criada e permite que se pinte uma seleção na imagem, que ao ser desligada se torna visível.



Botão Cancelar
Para finalizar na Barra de Status temos o botão de Cancelar, que como o nome já diz cancela a aplicação de filtros na imagem, caso o processo se torne muito demorado ou algo de errado aconteça. Esse botão só aparece e só é útil durante a aplicação do filtro. O manual do Gimp diz que alguns plugins não respondem muito bem a ação de cancelamento, então cuidado ao usar. 



Clique aqui para assistir ao vídeo!!

Comentários