Paleta de cores personalizada no Inkscape e Gimp


Clique aqui para assistir ao vídeo!!

Contexto
O Inkscape vem na instalação padrão com uma série de paletas de cores que podem ser alteradas ao clicar no botão representando por uma Seta na extremidade direita da Paleta de cores atual, que é a Inkscape-default. Ao clicar nesse botão surge um menu com todas as pelates instaladas, para mudar basta clicar em uma das opções.





É muito comums em trabalhos gráficos usarmos um conjunto específico de cores. No vídeo de hoje vamos ver como criar uma paleta de cores personalizada e como podemos utiliza-la no Inkscape e no Gimp.

Em nosso exemplo temos no Inkscape uma série de 8 retangulos que representam as cores que queremos em nossa nova paleta.

Passo 01:
Depois das cores definidas vamos adicioná-las a opção amostras do Painel Preenchimento e Contorno na aba Preencher. Fazemos isso selecionando a cor e clicando no botão Amostras, observe que a cor entra em uma listagem com os campos amostra, nome e ordem.


Passo 02:
Depois de todas as cores adicionadas apagamos as imagens e salvamos o arquivo. Na caixa de diálogo Salvar como, na base da janela clicamos em tipo de arquivo e escolhemos paleta do Gimp gpl. Devemos salvar o arquivo na pasta pessoal em .config/inkscape/palettes. Dê um nome e salve o arquivo. Reinicie o Inkscape e busque pela sua nova paleta de cores.


Passo 03:
Para usarmos essa paleta no Gimp, vamos copiar a paleta salva para pasta_pessoal/.gimp-2.8/palettes.

Fique atento para suas configurações de instalação, no meu caso tanto o Gimp quanto o Inkscape criaram as pastas de configuração nestes locais.

Passo 04:
Abra o Gimp e crie um novo arquivo, no Menu Janelas -> Janelas de encaixe selecione a opção Paletas, um painel vai ser acrescentado normalmente ao grupo Camadas, Canais, Vetores e Desfazer. Clique em paletas e busque pela nova paleta e de um clique sobre ela. Agora ao tentar alterar as cores de frente e fundo na janela Alterar Cor, clique no botão paleta, o quinto botão da esqureda para a direita, nosso esquema de cores está presente e pode ser usado normalmente.


Clique aqui para assistir ao vídeo!!

Comentários