Personalizando atalhos de teclado no Gimp


Uma coisa que não dá pra se queixar no mundo do Software Livre é de atalho de teclado.

As possibilidades de uso e personalização são diversas e não importa a categoria de software, o Blender que o diga na categoria de criação e animação 3d.

Neste vídeo vamos ver como personalizar os atalhos de teclado do Gimp, você pode fazer isso usando os atalhos de teclado dinâmicos, que por algum motivo não estão funcionando como esperado comigo ou usando o diálogo Configurar Atalhos de Teclado. Vamos usar a segunda opção em nosso exemplo.




Passo 01:
Clique no Menu Editar e em Preferências, no diálogo Preferências escolha a opção Interface no lado esquerdo da tela.


Passo 02:
Nas opções clique no botão Configurar Atalhos de Teclado, no diálogo que surge estão listados todos as opções na coluna Ação.

Dê um clique na opção Imagem e no fim da lista clique em Redimensionar Imagem e digite o atalho desejado, no meu caso Alt+r.

Não deixe de clicar na opção Salvar Atalhos de Teclado ao Sair.



Passo 03:
Feche o diálogo e reinicie o Gimp para ver o atalho. Observe que ao clicar no Menu Imagem o atalho já está configurado para a opção Redimensionar Imagem.

A vantagem de criar os atalhos pelo diálogo Configurar Atalhos de Teclado é que ao escolher uma combinação de teclas que já seja usada como atalho, o Gimp informa que a opção está em uso.


Finalizando:
Em qualquer momento você pode restaurar os atalhos no seu formato padrão, basta no diálogo Preferências -> Interface, clicar no botão Restaurar os Atalhos de Teclado para a Configuração Padrão.

Clique aqui para assistir ao vídeo!!!

Comentários