Redimensionamento líquido - Alongando uma foto no Gimp


Clique aqui para ssistir ao vídeo!!

Redimensionar uma foto é um ato trivial no Gimp, mas quando precisamos alongar a foto e sem distorcer partes importantes a coisa já complica um pouco mais.

Para resolver esse problema podemos usar o plugin Liquid Rescale, que faz parte do conjunto de plugins Registry.

O plugin além de ampliar a área de foto também pode remover objetos da mesma. Neste vídeo vamos ver apenas como alongar o cenário da foto.

Abaixo os links da imagem e dos plugins usados:
Mulher com balões:
https://pixabay.com/en/balloons-party-girl-happy-walking-388973/
Gimp Registry plugin:
http://registry.gimp.org/glossary/a
Gimp Liquid Rescale
http://liquidrescale.wikidot.com/




Passo 01:
Com a imagem aberta vamos ao Menu Camada e na opção Redimensionamento Líquido. No diálogo que surge podemos escolher as dimensões de ampliação da imagem e realizar configurações para manter ou descartar detalhes. Além de trabalhar de forma interativa com o efeito.

Vamos aplicar o efeito na imagem sem realizar nenhuma configuração adicional além do valor de largura. Assim vamos poder observar a distorção na foto.

Na secção Nova largura e altura digite o valor de 2560 para a largura e clique no botão Ok. Depois de um rápido processamento o resultado é uma imagem mais larga mas com elementos desproporcionais, a modelo ficou mais larga, notadamente as pernas, esse não é o resultado esperado. 


Passo 02
Vamos deixar a imagem em seu estado original, fazemos isso acessando o Menu Arquivo opção Reverter, clique Ok no diálogo que surge, assim a imagem volta ao estado salvo em disco.

Passo 03:
Para resolver o problema da distorção devemos na secção Seleção de preservação de detalhes clicar no botão New, isso vai criar uma nova camada no arquivo e permitir a criação da máscara de preservação, o diálogo exibe a mensagem de que podemos usar o pincel para pintar as áreas que queremos preservar e assim criar a máscara.

Vamos usar o pincel para destacar as áreas que desejamos preservar. Passe o pincel sobre a modelo, a corda e os balões. Terminado esse processo clique no botão Ok do diálogo Mask editor  para fechá-lo e depois no botão Atualizar no diálogo do efeito. Você pode editar essa camada a qualquer momento, basta clicar no botão atualizar quando terminar.


Passo 04:
Na aba em Alvo de Saída, ou output target, escolhemos a nova camada, marque caso não estejam marcados os 3 primeiros checkboxes abaixo, o terceiro exibe as linhas de distorção. Volte a aba Máscara de detalhes e modifique a largura novamente para 2560. Clique no botão Ok para aplicar o efeito.


Resultado:
Observe que agora a imagem foi ampliada e toda a área pintada teve seu tamanho preservado. Desabilite a visualização da malha para ver melhor. Desative a visualização da camanda atual para compara o resultado com a camada original.

Apenas para lembrar que a qualidade da imagem e o tamanho da ampliação influênciam no resultado. Esse plugin está incluido no conjuntos de plugin Registry desde de Janeiro de 2008.

http://registry.gimp.org/node/144

Comentários