Trocando a imagem de abertura do Gimp


Apresentação:
Esse vídeo inaugura a sessão de vídeos diários da LivreLabs. Serão sempre vídeos curtos com no máximo 90 segundos e vão trazer informações, detalhes de uso, dicas, curiosidades ou futilidades utéis sobre os diversos softwares que abordamos além de servir de complemento aos vídeos já publicados.

Introdução:
Neste vídeo vamos mudar a tela inicial do Gimp, aquela tela que aparece enquanto o programa carrega, essas telas são chamadas de splashscreen.

No site do Gimp podemos ver em splash screen galery, link na descirção, todas as telas de abertura, inclusive as do Gimp 2.9, existe também uma categoria apenas para as versões estáveis do software.
Link da galeria de splashes do Gimp: https://www.gimp.org/about/splash/




Nesta mesma sessão do site também encontramos instruções para criar uma tela personalizado, essa informação também consta no manual do Gimp, link na descrição.


No manual também constam informações para configurar a tela no Windows, mas não vamos abordá-la aqui.
Link do Manual do Gimp para trocar de splashscreen: https://docs.gimp.org/en/customize-splashscreen.html


Passo 01:
Mãos a obra então. No Linux o Gimp cria na sua pasta Home uma pasta oculta, pastas ocultas são precedidas de um "."(ponto) no Linux, chamada .gimp-2.8, é nessa pasta que vamos trabalhar.

Abre e ative a visualizaçao das pastas ocultas no seu gerenciador de arquivos.

Passo 02:
Crie na pasta gimp-2.8 uma pasta chamada splashes e salve um arquivo .png com dimensões mínimas de 300x200, você pode dar o nome que desejar ao arquivo, no meu caso ele se chama gimp-splash.


Passo 03:
Inicie o Gimp para ver a nova tela, caso ele já esteja aberto, feche e abra novamente o programa.


Para voltar a usar o splash padrão apegue os arquivos da pasta splashes ou a própria pasta.


Comentários