Utilizando o Debian Backports



Clique aqui para assistir ao vídeo!!
O Debian é conhecido por ser sinônimo de estabilidade, mas essa estabilidade tem um custo, os pacotes ficam desatualizados e programas conhecidos com LibreOffice ou Inkscape por exemplo ficam em versões mais antigas e isso pode dependendo do cenário de uso ser um problema para o usuário.

Neste vídeo vamos ver como habilitar o repositório backports e fazer a instalação das versões mais novas do LibreOffice e Inkscape, além de baixar os pacotes corretos de idiomas do LibreOffice.

O LibreOffice pré-instalado está na versão 4.3.3.2 e ao instalar o Inkscape ele vem na versão 0.48.

Essa dica é para aqueles que querem se aventurar no Debian e estão com dificuldades em relação a alguns programas.

Antes de começar o ideal é que seu sistema esteja atualizado.

Links:
Site do Debian: https://www.debian.org/index.pt.html
Debian Backports: https://backports.debian.org/




Entendendo o procedimento
Backports são pacotes recompilados das versões Testing e em alguns casos Unstable, para a versão estável. Todos os Backports estão desativados por padrão, então mesmo quando você atualizar o sistema os Backports não serão afetados ou instalados automaticamente.

Passo 01:
A primeira coisa que devemos fazer é adicionar o Backports a Sources.list, para isso você deve como usuário root abri-la em um editor, vamos fazer isso com o gedit, em um terminal depois de logado como root digite gedit /etc/apt/sources.list, no fim da arquivo adicione a seguinte linha: deb http://ftp.debian.org/debian jessie-backports main, salve e feche o arquivo, rode o comando apt-get update para atualizar.



Passo 02:
Com os Backports adicionados podemos começar a instalar os programas, fazemos isso no terminal. Como usuário root digite apt-get -t jessie-backports install "nome do pacote", no nosso caso LibreOffice. Como essa instalaçao é um pouco demorada vou saltar para o final. Observe que após a instalação ao iniciar o LibreOffice a versão já está atualizada mas ainda em inglês.



Passo 03
Para o pacote de idiomas do LibreOffice em português faça com o root: apt-get -t jessie-backports install libreoffice-l10n-pt-br.

Em seguida faça a instalação do Inkscape.

Um alerta aqui, não é uma boa idéia instalar vários backports, lembre-se se você está usando Debian é porque busca estabilidade, instalar muitos backports pode acabar desestabilizando o seu Debian.

Clique aqui para assistir ao vídeo!!

Comentários