Criando calendários com o Inkscape



Virada do ano chegando e uma das coisas mais comuns em trabalhos gráficos são os calendários, neste vídeo vamos ver como gerar um calendário e personalizá-lo usando o Inkscape.

A versão do Inkscape utilizada é a 0.91, acredito que seja a versão mais recente na maioria dos repositórios, no caso do Debian Jessie essa versão pode ser instalada via backports.





Em um novo arquivo clique no menu Extensões -> Renderizar -> Calendário, na caixa de diálogo Calendário vamos configurar o nosso exemplo.

O Diálogo Calendário é dividido em 4 abas, configurações, arranjo, cores e localização.
Em Configurações vamos definir o ano e o mês do nosso caléndário, a opção 0 habilita a criação de todos os meses do ano correspondente. Você ainda pode definir como preencher os dias vazios do mês, se quer ou não exibir o número da semana no calendário, se decidir exibir o número da semana o sistema conta o ano todo e não separado por mês, totalizando 52 semanas em 2017, por fim em que dia a semana começa e quais dias são fim de semana.

Em Arranjo você pode escolher o número de meses por linha e a largura e altura de cada bloco do mês.


Cores trata de cada sessão do calendário como cor do ano, mês, fins de semana e dias da semana e por ai vai. Não existe uma opção de conta gotas aqui então você deve passar o código hexadecimal de cada cor, o ideal é montar uma paleta personalizada no arquivo e listar os código ao lado, para ganhar tempo, as cores também podem ser trabalhadas no final, depois que o calendário é gerado.


Em Localização você pode mudar os nomes dos meses do ano e dos dias da semana, abreviando ou escrevendo em outro idioma por exemplo. Fique atento a codificação do Char, no meu caso tive que mudar para UTF-8-All-Languages para que o gerador funcionasse.


Com o calendário gerado você pode desagrupar, observe que os meses também estão agrupado em blocos menores de nome do mês, dia da semana e dias então para editar você vai precisar desagrupá-los também.


A partir da ai você tem liberdade para deixar a criatividade agir e montar um bom calendário.


Clique aqui para assistir ao vídeo!!

Comentários

Postar um comentário