Criando o Efeito Low Poly no Inkscape


Transcrição do vídeo: Criando Low Poly no Inkscape
Duração: 03:59


Low poly é uma técnica de ilustração onde temos uma série de polígonos sobre uma imagem, que são coloridos com cores da imagem sobreposta. A técnica teve origem na criação de malhas 3d que quando em alta resolução dão impressão realista da forma, já em baixa resolução tem a aparência de polígonos sobre a forma, daí o nome Low Resolution Polygon.

Cria um efeito de Low Poly é bem simples, porém trabalhoso. Ele pode ser feito de várias formas. Vamos abordar duas neste vídeo.

Na primeira com a ferramenta Caneta Bézie desenhamos polígonos sobre a imagem base, depois preenchemos esse polígons com cor de fundo da imagem, nesta situação além do trabalho de colorir ainda temos que criar um a um os polígono da forma.



A seguna maneira consiste em criar pontos de marcação sobre a imagem, quanto mais pontos mais detalhado fica o resultado, depois das marcações criadas vamos usar a Extensão Diagrama Voronoi para ligar os pontos. Então é só preencher com o auxilio do Conta Gotas as polígonos criados.

Vamos ver em detalhes a segunda opção.

Segue o link da imagem usada: https://pixabay.com/en/apple-education-school-knowledge-256267/

Para organizar vamos trabalhar com camadas, uma para a maçã, chamada imagem e outra para os as marcações, chamada pontos.

Para este caso vou usar como marcação um círculo de cor azul sem contorno, vou duplicar por todo o contorno da imagem. Depois disso vamos aos detalhes da superfície da maçã, em cada grande variação de tonalidade vamos delimitar com os nossos círculos.

Esse processo vai se repetir por toda a imagem.

Quando concluir vamos ter diversas marcações sobre a imagem que quando ligadas dão origem à uma espécie de malha.

Para garantir o trabalho caso algo errado duplique a camada pontos, assim se o traçado não ficar agrável temos como recomeçar.

Nâo é necessário nem fica interessante ligar todos os pontos de uma vez, porque as linhas vão se cruzar e teremos que editar as ligações . Vamos então ligar os pontos em pequenos grupos de cada vez, assim fica mais fácil editar.

Fazemos isso selecionando os pontos que queremos com o auxílio da tecla Shift e clicamos no Menu Extensões opção Gerar do Caminho e por fim em Diagram Voronoi, no diálogo verifque se em Tipo de diagramação temos Triangulação Delaunay se o Modo visual das caixas delimitadores está como Automaticamente de Objetos Selecionaos, deixe marcada a opção Mostra a caixa delimitadora e se em Cores Triangulares temos Padrão. Com todas as opções corretas clique em Aplicar.

Como resultado o efeito é aplicado após um rápido processamento da Extensão, feche o diálogo.

Repita esse processo por toda a imagem e no final duplique a camada, demos a ela o nome de malha.

Quando a malha estiver pronta, vamos ocultar ou excluir os pontos, para fazer isso selecione um ponto azul e no menu Editar em Selecionar o mesmo escolha Preenchimento e Contorno, assim todos os pontos serão selecionados. Podemos então ocultá-los o que os deixa selecionávies ou excluí-los, essa vai ser a nossa opção, já que duplicamos a camada pontos.

Selecione toda a malha e tecle Ctrl+u para desagrupar.

Selecione um polígono, clique na ferramenta Conta-Gotas e dê um clique sobre a região selecionada, assim a cor do local do clique passa a servir de preenchimento do polígono, tecle Tab para saltar para o próximo polígono. Você deve ficar atento as tonalidades da sua imagem para manter a harmonia da forma escolhendo tonalidades mais claras ou escuras conforme a região.

Para terminar elimine o contorno dos polígonos.

Não existe certo ou errado, experimente tamanhos e formas variadas e veja é a melhor para o seu projeto.

Como o caule da maçã é um pedaço bem pequeno, acabei fazendo com a Caneta Bézier, caso alguma parte da imagem não fique coberta com os polígonos use a Caneta Bézier para completá-lo.





Comentários