Ferramenta Seleção por Cor no Gimp



A Ferramenta de Seleção por Cor no Gimp é bem parecida com a Ferramenta de Seleção Contígua, a Varinha mágica. A principal diferença entre elas é que na Seleção por Cor a seleção é aplicada independente do espaço que exista na imagem, já a Seleção Contígua marca apenas áreas semelhantes e de forma integrada, não pode existir sepação entre os pixels.

No link segue a página sobre a Ferramenta de Seleção por Cor do manual do Gimp: https://docs.gimp.org/2.8/pt_BR/gimp-tool-by-color-select.html 

A Seleção por Cor já foi abordada junto com outras Ferramentas de seleção, neste vídeo, segue o link: https://youtu.be/H-UQ4I8-7aI



Para exemplicar seu uso temos a ilustração abaixo, nela temos um conjunto de balões. Queremos alterar a cor vermelha dos dois balões do lado esquerdo, com a Seleção por Cor conseguimos selecionar toda a cor vermelha com um clique.


Dê um clique na Ferramenta Seleção por Cor e depois clique em qualquer parte da cor vermeha em um dos balões. Observe que a seleção é aplicada nos dois balões em toda a extensão preenchida de vermelho.

Agora escolha uma cor diferente e com a Ferramenta Pincel aplique sobre a região selecionada. Como a presença da seleção limita a ação do Pincel a área selecionada você não precisa se preocupar em ser preciso na pintura.


A Ferramenta de Seleçã por Cor permite um trabalho limpo, rápido e elegante. Simples assim.




Comentários