I3 Window Manager - Instalação e Primeiro Uso


Transcrição do vídeo: I3 Window Manager Instalação e Primeiro Uso
Duração: 04:23


Neste vídeo vamos mostrar a instalação e as configurações iniciais para o uso do gerenciador de janelas i3.

O i3 já foi aprensentado em um vídeo anterior, segue o link: https://youtu.be/5zFzLQOxytw.

O i3 é muito bem documentado, não deixe de consultar o manual para mairores detalhes.

Links:
Site do I3 - https://i3wm.org/
Documentação do I3 - https://i3wm.org/docs/
Cartão de Referência - https://i3wm.org/docs/refcard.html

Como sistema base usamos o Ubuntu com Xfce, o Xubuntu. A escolha do Ubuntu foi por ser um sistema popular e do Xfce para ter um melhor rendimento na máquina virtual.



O Xubuntu já é uma distro bem leve mas vamos em um terminal dar uma olhada melhor no seu desempenho. Instalei o htop para visualizar melhor, digite htop e tecle Enter. Observe que o consumo de recursos é minímo.

O i3 é bem pequeno e junto com ele vamos instalar o dmenu, um lançador de aplicações. O dmenu é fundamental para abrir de forma fácil os programas, já que não teremos menus e aplicativos como Gnome-do ou Synapse e similares não funcionam bem no i3.

Vamos no terminal digitar sudo apt-get install i3 dmenu e em seguida dar um Enter. O processo de download e instalação é bem rápido.

Quando terminar feche o terminal e encerre a sessão do Ubuntu.

Na tela de Login vamos escolher i3 clicando no ícone de sessão no canto superior direito, então entre no sistema como de costume.

Em primeira vista nada parece ter mudado, já que o papel de parede continua o mesmo, mas você deve ver no centro da tela um diálogo que informa que o i3 ainda não foi configurado, ele pergunta se você quer gerar o arquivo de configuração do i3, tecle Enter para confirmar.

A próxima tela do diálogo de configuração define a escolha da tecla modificadora, a tecla base dos atalhos do i3, que você gostaria de usar, o padrão é a tecla Win(super), mas você pode mudar para a tecla Alt. Tecle Enter para deixar a tecla Win como padrão.

Agora o i3 está inicialmente configurado, você deve ver uma Barra de Status na base da tela. As informações na Barra de Status podem ser ajustadas, veremos isso em outro vídeo.

Você deve ter em mente que o i3 é um Gerenciador de Janelas que não necessita do mouse para trabalhar, as aplicações que você vai usar podem precisar, mas o i3 não. Isso significa que você deve aprender alguns atalhos, eles são simples e não são muitos.

Para começar acesse o dmenu, você pode fazer isso teclando Super+d, o dmenu surge no topo da tela então basta digitar o nome do aplicativo que você quer usar. Vamos abrir o terminal, então começe digitando terminal e tecle Enter. Para fechar um aplicativo use o atatho Super+Shift+Q. Feche esse terminal.

O i3 já vem com um atalho pronto para o terminal, tecle Super+Enter para testar. Vamos abrir o htop e verificar o desempenho do sistema. Na minha máquina virtual temos menos da metade da memória usando pelo Xfce.

Na Barra de Status podemos ver que estamos na área de trabalho 1, o número 1 está em destaque no canto esquerdo. Para criar um novo ambiente basta digitar Super+2 e assim sucessivamente. Use o mesmo processo para alternar entre eles. Você também pode enviar uma janela de um ambiente para outro. Basta teclar Super+Shift+2 ou o número do ambiente desejado.

Vamos abrir no ambiente número 1 um terminal e o navegador, para isso tecle Super+Enter e acione o dmenu com Super+d e digite Firefox e tecle Enter.
Observe que por padrão as janelas abrem lado a lado, para deixar uma abaixo da outra tecle Super+E e para voltar ao lado a lado Super+E novamente.

O i3 usa um sistema de teclas parecido com o do Vim então quando lado a lado, usamos Super+j para mudar de uma janela para outra e quando uma em cima e outra em baixo tecle Super+l.

As janelas podem ficar maximizadas com seus títulos lado a lado ou em cascata, para maximizar lado a lado tecle Super+w, alterne entre elas usando Super+j. Já para deixá-las em cascata tecle Super+s e alterne entre elas usando Super+l.

Com isso você já consegue abrir e fechar janelas, organizá-las, criar, navegar e enviar janelas para outras áraes de trabalho.

Para sair do i3 tecle Super+Shift+e e confirme a saída.

Nos próximos vídeos vamos ver mais detalhes sobre os atalhos, cofigurações e aplicativos no i3.






Comentários