Usando o Gerenciador de Arquivos Ranger


Transcrição do vídeo: Usando o Ranger File Manger
Duração: 02:33


Em vídeos passados eu apresentei o Ranger, um gerenciador de arquivos para terminal. Neste vídeo vamos ver os comandos básicos para usar o Ranger no dia a dia.

Link para o site do Ranger: http://ranger.nongnu.org/

Para abrir o gerenciador basta digitar Ranger no terminal.

O Ranger sempre é aberto na sua pasta home e você pode usar as setas ou as teclas h, j, k e l para se movimentar.

Observe que temos 3 colunas, a coluna mais a esquerda é a sua home, a do centro é o conteúdo dela e a da direita exibe o conteúdo do local em foco.

Dependendo do tipo do arquivo ele é pré-visualizado na coluna à direita, ao receber o foco.



Um Enter sobre um arquivo é o camando para abrí-lo. O Ranger vai abrir os arquivos conforme as configurações do seu sistema, mas você pode determinar qual programa será responsável pela abertura de um arquivo específico. Por exemplo ao teclar Enter sobre um arquivo jpg, o Ranger vai abrí-lo no Feh que é o meu visualizador de imagens padrão, mas caso eu queira abrí-lo no Gimp basta sobre o arquivo teclar r, e na lista abaixo escolher o número correspondente ao programa desejado, no meu caso 1 que corresponde ao Gimp e teclar Enter.

Copiar, recortar e colar arquivos e diretórios são procedimentos que envolvem comandos simples.

O comando yy(yank) copia um arquivo ou diretório, para colá-lo usamos o comando pp(paste) se colarmos o arquvio ou diretório no mesmo lugar ou repetidas vezes, o Ranger coloca um "_" como prefixo desse arquivo ou diretório seguido de um número. Para recortar o comando é "dd", para colar o procedimento é o mesmo.

Para criar um diretório usamos o comando :mkdir, desta forma, os ":" funcionam ao estilo do modo de comandos do Vim. Para deletar um diretório ou arquivo usamos o comando :delete no item selecionado e teclamos y/n para concluir a ação.

Ao teclar "S" um Shell é aberto no local selecionado, assim podemos criar arquivos por exemplo. Para voltar ao gerenciador digitamos novamente Ranger e Enter em seguida.

Para sair do Ranger basta teclar q.

Com esse pequeno guia você consegue usar o Ranger de forma produtiva. Nem é preciso falar que existem muitas outras opções e comandos, não deixe de consultar o Man.




Comentários