Criando o Efeito Halftone com o Gimp


Transcrição do vídeo: Criando o efeito halftone no Gimp
Duração: 02:00



Usando os filtros do Gimp podemos facilmente aplicar o efeito Halftone a uma imagem. Em um vídeo anterior eu mostro como criar esse efeito utilizando o Inkscape.


A imagem escolhida para o efeito deve estar em tom de cinza ou você pode desaturar a imagem. Neste exemplo vamos ver esse processo.

Link do manual do Gimp sobre o plugin Retículahttps://docs.gimp.org/2.8/pt_BR/plug-in-newsprint.html



Com a imagem aberta no Gimp duplique a camada e clique no Menu Cores opção Dessaturar, no Diálogo escolha a opção Luminosidade e clique no botão Ok para aplicar.

Como os pontos do efeitos são de cor preta pode ser uma boa idéia dependendo da imagem que você está usando, clarear um pouco a foto. Vamos fazer isso no Menu Cores opção Curvas. No Diálogo arraste a linha para cima e para a esquerda, isso vai deixar nossa imagem mais clara. Em Tipo de Curva deixe como Suave e clique no botão Ok para aplicar.

A imagem está pronta para o efeito. No Menu Filtros clique na opção Distroções e na opção Retícula. No diálogo que surge você pode configurar entre outras coisas o tamanho da célula, no meu caso ficou em 16, a opção de tela que pode ser RGB, CMYK ou Intensidade, Intensidade foi a minha escolha.

Observe que o ângulo dos pontos e seu formato podem ser configurados para cada canal de cor no caso de RGB ou CMYK, em Intensidade temos uma única opção.

No meu caso deixei o ângulo em 16 e a Função de Ponto como Circular.

Configure o Anti-Serrilhamento para o valor máximo. Feito isso clique no botão Ok. O efeito é aplicado após o processamento.

Teste as configurações do Filtro e lembre-se que os resultados são fruto de tentativa e erro. As configurações podem mudar radicalmente dependendo da imagem e objetivo.





Comentários