Criando uma ilustração de ligar pontos com o Inkscape


Transcrição do vídeo: Criando uma ilustração de ligar pontos com o Inkscape
Duração: 02:00




Com a Extensão Numerar Nós é possível criar caminhos númerados no Inkscape e assim podemos fazer atividades do tipo ligar pontos com as ilustrações, como essa da imagem abaixo.

Para esse exemplo eu vetorizei a imagem da baleia e o seguemento destacado em verde é o que vai servir de base para a criação dos pontos.

Eu preferi cobrir a parte que eu tinha vetorizado, mas se você quiser você pode durante o processo de vetoriazação criar todos os nós, eu acho confuso trabalhar assim e acabei fazendo em duas etapas.

Para começar por segurança, vamos duplicar essa camada, então no Painel Camadas clique com o botão direito sobre a camada e escolha a opção Duplicar Camada Atual, mude seu nome para ilustração.

Bloquei e oculte a visualização da camada abaixo.



Crie uma nova camada acima de todas, é nessa camada que vamos criar os pontos, mude seu nome para pontos.

Selecione a Ferramenta Caneta Bézier e começe a criar o caminho sobre o trecho destacado, como a idéia aqui é criar os pontos de referência para serem cobertos, você não precisa trabalhar de forma tão precisa sobre o caminho.

Quando o traçado estiver pronto volte para Ferramenta de Seleção e clique no Caminho, depois dê um clique no Menu Extensões opção Visualizando Caminho e por fim em Numerar Nós.

No diálogo você pode configurar o Tamanho da Fonte e dos Pontos, definir por qual ponto deseja começar e qual o valor de salto na contagem de um ponto para outro. Quando terminar de configurar clique no botao Aplicar.

Após o processamento o caminho desaparece e no seu lugar surgem os pontos numerados em sequência na ordem estabelcida.

Delete então o caminho em destaque na camada ilustração.

Você ainda pode desagrupar o resultado para realizar configurações e ajustes que necessitar






Comentários

  1. Para um leigo ficou difícil acompanhar o time da execução. Não ajudou muito.

    ResponderExcluir

Postar um comentário