Flat Design com o Inkscape - Desenhando uma Árvore


Eficiência e minimalismo são as palavras de ordem quando se fala em Flat Design ou Design Plano. Tendo como pricipal e mais importante influência o Estilo Suíço, conhecido também como Estilo Tipográfico Internacional, sendo o estilo de Design dominante nos anos 40 e 50.

O Estilo Suíço também foi responsável pelo surgimento de uma das fontes tipográficas mais conhecidas e usadas da história, a Helvética.

O Inkscape nos permite criar de forma fácil e prática várias formas de Flat Design. Neste post vamos criar uma árvore utilizando entre outros a intersecção de formas.

Para começar desenhe um Círculo na tela e pinte-o com uma tom de verde sem contorno. Para fazer isso use a Ferramenta Elipse com a tecla Ctrl pressionada.




Selecione o Círculo e clique na Ferramenta Caneta Bézier, na Barra de Ferramentas de Atração, ative o botão Alinhar à Caminhos, essa opção corresponde a sétima opção da Barra.


Aproxime a Caneta Bézier da parte de cima do Círculo próximo ao centro, clique e com a tecla Ctrl pressionada clique na parte inferior do Círculo e execute o traçado semelhante ao da imagem abaixo. Em seguida pinte-o de verde em um tom mais escuro.


Duplique o Círculo e em seguida selecione Círculo e Caminho, clique no Menu Caminho opção Intersecção, atalho Ctrl+*. Se preciso ative o Painel Preenchimento e Contorno teclando Ctrl+Shift+F e regule a opacidade da forma. A copa da árvore já está pronta


Com a Ferramenta Retângulo desenhe o tronco e com o mesmo procedimento usado para o Círculo, a copa da árvore, edite o tronco para duas tonalidades de marrom ou laranja, uma mais clara e outra mais escura.


Agrupe a copa da árvore e depois o tronco, agora ative o Painel de Alinhamento teclando Ctrl+Shit+A. Envie o tronco para baixo da copa e se preciso faça ajustes no tamanho. Pronto, temos nossa árvore em Flat Design. Segue na imagem abaixo o esquema de cores usado.


Vídeo em breve.






Comentários

  1. Olá, bom dia! Poderia me dizer como faça alguns objetos no estilo das nuvens da primeira imagem do post? Sabe o nome dessa técnica? Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa RECSTUDIO.. você pode usar uma combinação de formas para fazer isso..por exemplo retângulos com cantos arredondados.. ou a caneta bézier... se você não conhece bem essas ferramentas.. dá uma olhada no nosso curso de produção gráfica com o Inkscape... segue o link da turma 2 caso vc queira se matricular.. o curso é gratuito.. https://www.youtube.com/watch?v=pS8ghCcMjgw&t

      Excluir

Postar um comentário