Removendo objetos de uma foto com o Gimp

Transcrição do vídeo: Removendo Objetos de uma foto
Duração: 02:53



Além dos filtros que o Gimp já traz na instalação padrão existem diversos outros que podem instalados.

Um dos pacotes de filtros ou plugins mais conhecidos e úteis é o Registry, para instalar no ubuntu e derivados basta digitar:
sudo apt-get install gimp-plugin-registry

Depois de instalado se você der uma olhada no Menu Filtros vai perceber que agora existem bem mais opções.

No vídeo de hoje vamos conhecer um plugin muito útil chamado Heal Selection Tool, atráves desse plugin podemos remover facilmente objetos, pessoas ou partes indesejadas de uma foto. Ele funciona como um carimbo automático e turbinado.



Link das imagens usadas:
Criança:

Para trabalhar com o Heal Selection devemos selecionar a área que desejamos remover, nos exemplos a seguir estarei usando o Laço, mas você pode usar qualquer outra ferramenta de seleção.
Uma coisa que deve ficar bem clara, o plugin remove objetos e compensa completando o espaço deixado por esses objetos. O ideal  é que o fundo a ser removido seja um padrão aleatório, tipo um céu, areia, terra, vegetação. Usar o plugin em uma parede de tijolos por exemplo é uma péssima idéia.

Vamos imaginar que nessa imagem não queremos a presença da concha. Para removê-la vamos selecioná-la, o plugin que vamos usar se encontra no Menu Filtros -> opção Realçar -> Heal Selection Tool.
Ao clicarmos um diálogo surge e nele temos 3 opções de configuração. As opções padrão resolvem muito bem a maioria dos problemas.

Na opção Context sampling widht é definida em pixels a largura da amostra em volta da seleção que deve ser usada como preenchimento.

Sample From, especifica de onde vem essa amostra, podendo ser dos lados, abaixo e acima e ao redor de tudo, que por sinal é a opção padrão.

Por último a opção Filling order, que determina a ordem de preenchimento que pode ser aleatória, de fora para dentro da seleção ou de dentro para fora da seleção.

Agora clique no botão Ok, para aplicar o efeito.
Vale lembrar que para que o efeito funcione bem, dependemos do cenário da imagem, da qualidade do arquivo e da seleção feita, que dependendo da situação, deve ser mais próxima ou distante do objeto.

Em todos os exemplos foram usados os padrões de configuração da ferramenta, o que muda é a proximidade da seleção em relação ao objeto.

A Heal Selection também é muito útil para limpar manchas ou elementos em cartazes ou ilustrações, ela vai ser mais rápida e eficiente que o carimbo.






Comentários

Postar um comentário