Gimp: Efeito de desintegração de fotos


Transcrição do vídeo: Desintegrando imagens com o Gimp
Duração: 04:24



O efeito de desintegração de fotos é um dos mais conhecidos e de maior apelo visual. Além de agradável aos olhos ele é muito simples e fácil de fazer.

Na hora de recortar a imagem apesar do fundo branco e uniforme os detalhes do cabelo não ficaram muito bons apenas com a Seleção por Cor ou com a Ferramenta de Seleção Contígua a Varinha Mágica. Então fiz a troca do background como a que foi mostrada em um dos vídeos anteriores, obtendo uma recorte mais caprichoso e exportei o resultado, assim temos a imagem sobre um fundo de cor diferente.

Segue o link da imagem de exemplo:

Link para o vídeo sobre  como trocar a imagem de fundo com o Gimp:

No arquivo exportado recortei a imagem do fundo e criei uma nova Camada para servir de background e dei a ela a cor de preenchimento da imagem. Fiquei com o mesmo resultado, só que em duas Camadas, uma com a imagem e a outra com a cor de background.
 Para nao ter limitaçoes no efeito vamos deixar a Camada colada do mesmo tamanho da imagem, para isso clique no Menu Camada opção Camada para o Tamanho da Imagem.
Vamos clicar na Camada da imagem e duplicá-la, use o atalho Ctrl+shift+d.

Oculte a visualização da Camada duplicada e vamos deformar a Camada abaixo.




Clique no Menu -> Distorções -> Deformação Interativa.

No diálogo vamos configurar da seguinte forma, Raio da Deformação em 30 e Quanto Deformar em 50, essas medidas são fruto de tentativa e erro nessa imagem ok? Elas de forma alguma são valores de referência.
Depois de configurado vamos clicar e arrastar o mouse próximo as bordas da lateral direita da imagem, dessa forma deformando de dentro para fora, vamos deixar a imagem mais larga.

Observe o exemplo, quando estiver parecido, clique no Botão Ok para aplicar.
Ative a visualização da Camada oculta e observe se a imagem deformada está mais larga.
Na Camada deformada vamos adicionar uma máscara de camada, clique com o Botão direito na Camada e na opção, Adicionar máscara à Camada, no diálogo escolha Preta(Transparência total) e clique em Adicionar. A imagem deformada deve desaparecer.
Repita o processo na Camada de cima e escolha como máscara, Branca(Opacidade total). Clique em Adicionar.

Vamos começar pela máscara branca, escolha um pincel de preenchimento que não seja totalmente sólido, usei o Bristles 02, iniciei o processo com o tamanho 38, regule também o espaçamento do pincel para 34, assim podemos arrastar o pincel sobre a imagem sem comprometer a aplicação do efeito.
Clique na miniatura da Caixa de Cores para restaurar o padrão de cores, preto na frente e branco no fundo. Como estamos na máscara de cima, Branca(opacidade total) a cor preta vai apagar partes do preenchimento.

Se necessário aumente o zoom teclando 2, esconda os Painéis, teclando tab. Comece então a arrastar o pincel em pequenas partes e com calma sobre a lateral direita da image, da cabeça até os pés. Observe que o pincel apaga partes da imagem o que já dá a impressão de desintegração. Você pode quando necessário dar cliques ou arrastar sobre a área novamente para ajustar.
Não existe muito certo ou errado aqui, mas o ideial é que as extermidades da imagem fiquem bem fragmentadas. Mude o tamanho do pincel para deixar o efeito bem aleatório.

Após concluir a Camada de cima clique na Camada de baixo na máscara preta, inverta as cores, regule o tamanho do pincel e dessa vez não arraste, dê apenas cliques em torno da imagem, para aumentar a amplitude do efeito, diminua o tamanho do pincel ao se aproximar dos extremos, deixei um tamanho pequeno na cabeça e nos pés.







Comentários