Gimp: Salvar e carregar seleções


Transcrição do vídeo: Salvar e carregar seleções no Gimp
Duração: 02:41



Trabalhar com seleções nem sempre é rápido e dependendo do que você está fazendo pode demorar algumas horas. Quanto mais demorado o trabalho mais você fica a mercê de situações que podem levá-lo a ter que se ausentar e assim desligar o computador sem ter terminado, fora uma eventual queda de energia que também pode surpreendê-lo, levando a perda do trabalho.

Para evitar esse tipo de situação o Gimp tem um recurso que permite que você salve e carregue as seleções de forma bem simples e rápida.

Com o arquivo carregado vamos usar a Ferramenta de Seleção Livre para selecionar uma parte da imagem e vou fechar a seleção, mesmo sem ter o avião todo selecionado.

Para salvar essa seleção clique no Menu Selecionar e na opção Salvar para o Canal.

Observe que ao fazer isso o Painel Canais passa para primeiro plano e podemos ver um novo Canal criado chamado, cópia de Máscara de Seleção. Nossa seleção foi salva nesse Canal.
O Painel Canais é dividido em 2 partes, uma para os canais de cor na parte de cima e outra para as máscaras na parte de baixo.

dois cliques para mudar o nome do Canal que acabamos de criar e tecle Enter para confirmar.

O procedimento de salvar e carregar seleçãofunciona em arquivos do Gimp, aqueles com a extesão xcf, vamos teclar Ctrl+s para salvar o arquivo. Com o arquivo salvo, tecle Ctrl+Shift+a para remover a seleção, salve novamente e feche o arquivo e o Gimp.
Não e necessário fechar o arquivo para que a seleção seja salva, estamos fechando apenas para mostrar que a seleção persiste com o arquivo salvo.




Abra o Gimp e o arquivo do trabalho, observe que a seleção não é carregada automaticamente.

Para carregar a seleção salva, acesse o Painel Canais e clique sobre o nome da seleção que salvamos. Com o Botão direito do mouse clique sobre o Canal e no Menu escolha a opção Canal para Seleção.

Pronto, temos nossa seleção carregada e podemos continuar o processo, tendo claro o cuidado de ao voltar a Ferramenta de Seleção escolhida, escolher o modo de Adicionar à Seleção atual, para incluir a nova seleção a anterior.
Você pode em qualquer momento do processo salvar novamente, ao fazer isso um novo Canal é criado, você pode assim mudar os nomes e criar uma espécie de histórico de seleção.
Uma observação aqui, caso você deseje copiar a parte selecionada logo após carregar a seleção, deve dar um clique na imagem depois de escolher o Canal. Caso não faça isso o Gimp copia a Máscara e não o trecho selecionado.







Comentários