Gimp: Trocando a imagem de fundo


Transcrição do vídeo: Trocando a imagem de fundo com o Gimp
Duração: 05:18



Trocar o fundo de uma imagem é uma das coisas mais comuns em edição de fotos, o método que vamos ver neste vídeo funciona muito bem quando temos imagens com os contrastes bem definidos.

Para começar vamos precisar que o arquivo tenha um Canal Alfa, ou seja transparência na Camada, já que a imagem é também a imagem de fundo não há um Canal Alfa padrão. Para criar um, clique com o Botão direito sobre a Camada da imagem e na opção Adicionar Canal Alfa. Observe que agora temos transparência na Camada.

Para um melhor aproveitamente da tela podemos esconder os Painéis teclando Tab e ajustar a imagem à tela teclando Ctrl+Shift+j, diminuindo assim a necessidade de zoom para aplicar a seleção. Tecle Tab outra vez para exibir os Painéis.
Vamos trabalhar com a Ferramenta de Seleção Livre, o Laço, clique nela e esconda novamente os Painéis teclando Tab.

Ao selecionar a modelo tenha atenção aos detalhes do cabelo, caso tenha dúvidas ao usar a Ferramenta de Seleção Livre, assista ao vídeo onde ensino como usá-la, seque o link https://www.youtube.com/watch?v=HG3BBC2A-38. Finalize a seleção soltando o clique onde as linhas se encontram.

Inverta a seleção teclando Ctrl+i e exclua o fundo.
Telce Tab para exibir os Painéis e no Painel Gerenciador de Camadas, clique no Botão Duplicar Camada Atual.
No arquivo que contém o novo fundo, tecle Ctrl+a para selecionar tudo e Ctrl+c para copiar, volte ao arquivo com a modelo e tecle Ctrl+v para colar
Clique no Botão Criar Nova Camada, para criar uma Camada nova a partir da Seleção Flutuante.  

Mova a nova Camada para baixo clicando no Botão Descer Camada, depois desabilite a visualização da Camada Duplicada.
Clique na Camada visível da modelo e tecle Ctrl+Shift+j para ajustar à tela, nos Modos de Camada mude o modo de Normal para Multiplicar, perceba então que a imagem fica com uma forte transparência, quase se mesclando com o fundo.  
Observe também que o contorno da imagem ainda está presente, para resolver isso clique no Menu Cores e na Opção Níveis
Ajuste o Diálogo Níveis na tela e vamos trabalhar na secção Todos os Canais, clicando no Botão Selecione Ponto Branco, o último Conta Gotas da opção.
Procure agora por uma parte clara da imagem e clique sobre ela, ao fazer isso o contorno envolta da modelo desaparece, caso não desapareça por completo, escolha outra região da imagem, clique em Ok para confirmar.
Habilite em seguida a visualização da Camada Duplicada e clique sobre ela para selecioná-la. Clique agora com o Botão direito e na opção Adicionar Máscara à Camada.
No diálogo que surge escolha a primeira opção, Branca(Opacidade Total) e clique em Adicionar para confirmar.
Uma representação da Máscara aparece ao lado da miniatura da Camada, se tiver dúvidas com Máscaras assista ao vídeo onde esse assunto é melhor abordado, segue o link https://www.youtube.com/watch?v=1nph_FjcWUc.

Verifique se na opção Cor de Frente e Fundo temos preto na frente e branco atrás, a cor preta apaga o preenchimento da Camada atual e a cor branca a refaz.




Clique na Ferramenta Pincel e nas opções da Ferramenta, escolha um Pincel de rigidez suave, eu escolhi a opção 2 Circular com 0,50 de dureza.

Clique sobre o contorno da imagem, já que essa é a parte que precisamos ocultar. Para trabalhar melhor esconda os Painéis com Tab e tecle Ctrl+Shift+j para ajustar a imagem a tela.

No Gimp os números 1 e 2 representam 100 e 200% de zoom, digite 1 e pressionando a Barra de Espaço, arraste até a área do clique para começar a remover o contorno. Passe o Pincel sobre o contorno até os limites do cabelo, quanto mais você respeitar os limites, melhor ficará o acabamento do trabalho. Continue esse processo por todo o contorno, aumentando o zoom quando necessário. Evite usar o Pincel diretamente sobre o cabelo, isso pode deixá-lo muito claro ou muito escuro dependendo da região da imagem que estamos trabalhando.

Para ocultar o fundo antigo dentro dos fios de cabelo, um ajuste no zoom e no tamanho do Pincel são fundamentais. Lembre-se dos limites evite passar o Pincel diretamente nos cabelos, a não ser que isso seja necessário. O processo continua por toda a extensão da imagem.
Lembrando essa técnica funciona muito bem com imagens onde o contraste entre a imagem principal e o fundo é relevante. Se você tentar recortar uma pessoa de cabelos loiros em um fundo branco provavelmente não terá bons resultados. A qualidade das imagens também tem muito peso aqui, trabalhar com fotos em baixa resolução não é uma boa idéia.

Essa técnica pode ser usada em qualquer tipo de foto, eu usei um rosto para demostrar também um corte de cabelo, que é complicado de se fazer na maioria das vezes, mas qualquer objeto pode ser usado.

Esse é o resultado final da edição, ficou bem satisfatório, levando em conta a imagem principal, afinal cabelo nunca é tão simples de recortar.






Comentários