Shotcut: Criando legendas


Transcrição do vídeo: Criando legendas com o Shotcut
Duração: 02:15



Legendas em vídeo são utéis das mais diversas formas, elas informam de maneira mais tradicional o nome e a função do interlocutor ou transmitem uma informação complementar como nome de um local por exemplo, ao fim de alguns vídeos encontramos listas de texto com nomes da produtora, produtores, atores e profissionais envolvidos.

Para criar legandas com o Shotcut fazemos uso de um filtro de texto. Com o vídeo pronto para edição vamos clicar no vídeo na Timeline para selecioná-lo e em seguida dar um clique no Botão filtro. No Painel de Filtros clique no Botão Mostrar Filtros de Vídeo e procure pela opção Text. Clique sobre ela.

De imediato surge no player um texto com o Timecode do Vídeo, existe uma lista de campos prontos para exibição como frame, nome e data do arquivo.
Você pode inserir um ou mais campos ou apagar a opção dentro da Caixa de Texto para personalizar. Observe também que o texto vai ser aplicado a todo o clipe selecionado, caso você queira o texto em apenas uma região deverá cortá-la.
 


Sabendo disso eu dividi o clip em 3 partes, você pode fazer isso clicando na posição desejada da Timeline e teclando "s". 

Vou exibir o texto na parte do meio, você pode personalizar fonte, cor, tamanho, cor de contorno e background, espessura do contorno e as margens internas.
Você também pode mudar a posição e o tamanho da Caixa de Texto, isso pode ser feito pelos controles no Painel de Propriedades do Filtro ou com o mouse, clicando e arrastando os controles da caixa. Você também pode escolher um Preset de posição para o seu texto, mas fazer a configuração manual é bem simples e rápido.
Caso você venha ter problemas com textos com acentos, você pode digitar o texto em qualquer editor e copiar para o Shotcut, isso contorna o problema de acentuação.
O Shotcut não trabalha com keyframes então o seu texto começa e termina de forma brusca, no próximo vídeo vamos contornar esse problema com textos e imagens.






Comentários