Como vetorizar imagens no Inkscape

Imagem de capa do post sobre vetorização no Inkscape

Como vetorizar automaticamente imagens no Inkscape

Transcrição do vídeo: Vetorização automática de imagens no Inkscape
Duração: 02:17

O Inkscape tem uma Ferramenta de vetorização automática que nos ajuda a traçar um bitmap para nossa ilustração.

A Ferramenta de vetorização não tem a intenção de produzir um resultado final, ela apenas fornece um conjunto de curvas, muito bom por sinal.

Quanto mais escuro for a imagem a ser traçada melhor o resultado.

Abaixo segue link da imagem usada e link para referência sobre a Ferramenta Rasterizar Bitmap.







Importe uma imagem para o Inkscape clique sobre ela para selecioná-la e tecle "Shift+Alt+b" ou clique no Menu Caminho opção Rasterizar Bitmap, para abrir o Diálogo de configuração da Ferramenta.

Abrir o diálogo rasterizar bitmap
Use o atalho Shift+Alt+b para abrir o diálogo Rasterizar Bitmap
Você pode trabalhar em dois modos: Busca Única, onde um caminho vai ser criado e por Múltiplas Varreduras, onde grupos sobrepostos de caminhos vão ser criados. As configurações permitem a alteração do limiar, número de cores e passagens conforme a opção escolhida.

Com a primeira opção do modo de Busca Única selecionada, Nível de Brilho, clique no Botão Atualizar para ter um prévia do resultado, ou deixe marcada a opção Pré-Visualizar para que ação seja automática. Clique no Botão Ok para Confirmar.

Vetorizando imagem em modo de busca única
Vetorizando no modo de Busca única
A imagem vetorizada é criada sobre a original, clique e arraste para o lado. No modo de Busca única você ainda pode inverter a imagem.

Experimente o modo de Múltiplas Varreduras, selecione a opção Níveis de Brilho, observe o número de Passagens, clique no Botão Atualizar e depois em Ok, para vetorizar.

Vetorizando imagem em modo de múltiplas varreduras
Vetorizando imagem no modo de Múltiplas Varreduras
Arraste o resultado para o lado da imagem original. Em qualquer opção no modo de Múltiplas Varreduras podemos Desagrupar e desfolhar as Camadas que compõem a imagem vetorizada, ele deve ser igual ao número de Passagens presentes no Diálogo. O fundo da imagem também pode ser removido, basta selecionar a opção Remover Fundo antes de vetorizar.
Desagrupando imagem vetorizada em modo de Múltiplas Varreduras
Desagrupando imagem vetorizada em modo de Múltiplas Varreduras
Além de Desagrupar, você também pode Separar para obter partes específicas de um vetor.

Experimente todas as opções, teste com fotografias e imagens mais simples. Mude as opções de configurações para conhecer melhor a Ferramenta.




Comentários

  1. Olá.Marcello de Souza.Meus parabéns pelo assunto abordado.Tem uma ferramenta chamada portrace(acredito que seja uma extensão do inkscape)Tens vídeo falando como usar esta ferramenta?Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa.. desculpa a demora em responder.. sofri um atropelamento e isso tá complicando a minha vida.. vamo lá... o Portrace é a ferramenta responsável pelo processo de vetorização no Inkscape e ele já vem incluído como padrão mais detalhes aqui.. http://wiki.inkscape.org/wiki/index.php/Potrace ... tem um vídeo sim falando sobre vetorização no Inkscape... como usamos o padrão da ferrramente então usamos o portrace.. segue link: https://www.youtube.com/watch?v=1Ctublp7HWI ... qualquer dúvida só postar. Abraço.

      Excluir
  2. Muito obrigado por conpartilhar seu conhecimento.

    ResponderExcluir

Postar um comentário