Você sabe o que é Daguerreótipo?

Você sabe o que é Daguerreótipo

Designer você já ouviu falar de Daguerreótipo?

Hoje dia 08 de Janeiro de 2018 é comemorado o Dia Nacional do Fotógrafo ou da Fotografia, diferente do Dia Mundia da Fotografia que se comemora no dia 19 de Agosto.

Dia do fotógrafo ou da fotografia? 
No Brasil não se faz distinção entre os termos assim vale tanto dia do fotógrafo quanto da fotografia. Já na data Internacional o termo faz referência apenas ao Dia Mundial da Fotografia.

Porque duas datas?
O dia 19 de Agosto ficou marcado pela apresentação pública na Academia de Ciências da França, em 1839, de um dispositivo chamado câmera de Daguerreótipo. Esse ai da foto.
câmera de Daguerreótipo

Já o dia 08 de Janeiro, data em que é celebrado no Brasil, se deve a chegada e apresentação do Daguerreótipo ao Imperador Dom Pedro II em 1840 por Louis Compte.

Dom Pedro II foi um apaixonado por fotografia e um dos pioneiros em seu uso. Na data da apresentação do dispositivo o Imperador contava com 15 anos de idade apenas.



E o que é Daguerreótipo?
Foi o primeiro processo fotográfico a ser comercializado ao público em geral em 1839 criado por Louis Jacques Mandé Daguerre. O cara da foto ai de baixo.
Louis Jacques Mandé Daguerre


O processo consisitia em fixar uma imagem sobre uma placa de cobre, com um leve banho de prata, para assim formar uma superfície espelhada. O resultado final era lavado quimicamente e seledo atrás de um vidro, devido a sua extrema fragilidade. Esse processo foi substituido por processos mais simples e baratos a partir de 1860.

Essa foi a primeira imagem a ser registra com sucesso pelo processo de Louis Daguerre.
Primeira imagem a ser registra com sucesso pelo processo de Louis Daguerre

E abaixo a contra capa do manual do processo e uso do Daguerreótipo. Que foi cedido em troca de uma pensão vitalícia ao governo Francês, se tornando assim de domínio público e facilitando e possibilitando a aplicação do processo por qualquer pessoa.
Contra capa do manual do processo e uso do Daguerreótipo

Gostou? Compartilha ai, ok?




Comentários