Inkscape: Efeito de colagem


Transcrição do vídeo: Efeito de colagem no Inkscape
Duração: 04:08



Vamos usar a opção Padrão de preenchimento para montar a arte deste vídeo, um efeito de colagem com um visual bem legal.

Para deixar claro vamos dividir o trabalho em 4 partes:
  1. Transformar nossa imagem em um padrão de preenchimento e aplicá-la em um retângulo;
  2. Criar as molduras da montagem;
  3. Ajustar o preenchimento e sombra em cada moldura;
  4. Posicionar cada moldura no local correto.

01 - Transformando em preenchimento
importei a imagem que será usada como modelo, também desabilitei a visualização da borda da página.

Link da imagem abaixo:
https://pixabay.com/pt/%C3%A1frica-nam%C3%ADbia-safari-nascer-do-sol-1797550/

No Inkscape uma imagem bitmap pode ser transformada em um padrão de preechimento.

Para fazer isso selecione a imagem e clique no Menu Objeto -> Padrão de Preenchimento -> Converter objeto em padrão
Vamos aplicar o padrão em um retângulo com as mesmas dimensões da imagem original.




Desenhe um retângulo de qualquer cor e sem contorno. Clique na imagem e tecle Ctrl+c para copiar, vamos fazer uso de um recurso chamado Colar Tamanho, que como o nome diz, copia as dimensões de um objeto para outro. Para isso clique no retângulo e em seguida no Menu Editar -> Colar tamanho -> Colar tamanho. Observe que podemos colar largura e altura individualmente entre outras opções.
Clique no retângulo e em Preenchimento e Contorno, atalho Ctrl+Shift+f, na aba Preencher, clique no Botão Padrão. Existem vários padrões a disposição mas como acabamos de criar um, ele é o primeiro da lista
Para ajustar o padrão use a Ferramenta de Edição de nós, as alças do padrão ficam um pouco afastadas do retângulo, talvez seja necessário diminuir o zoom para manipulá-la. Ajuste ate que a imagem fique totalmente dentro do quadro
Arraste o retângulo com o padrão aplicado para o lado da imagem original.

Com o retângulo ainda selecionado clique no Menu Caminho -> Converter em caminho.
02 - Criando as molduras
Para criar as molduras eu desenhei 8 retângulos de 214x146. Quantidade, tamanho e posição ficam a gosto. Para esse exemplo usei essa distribuição de imagens. No final as molduras serão alinhadas por essa montagem. Apliquei cores diferentes para facilitar o trabalho de identificaçao das molduras.
Vamos duplicar nosso modelo 8 vezes, uma cópia para cada moldura. Elimine as molduras duplicadas nas cópias e deixe apenas uma para cada posição. Dessa forma teremos cada cópia com sua moldura na posiçao correta.
Para ver melhor o ajuste das bordas desenhe um retângulo de cor escura sobre todas as cópias e tecle End para enviá-lo para trás.
Vamos criar um contorno de cor branca, com 3px de espessura para cada retângulo e eliminar o preenchimento. Para fazer isso clique na cor branca com a tecla Shift pressionada, com o Botão direito clique ao lado da cor de Contorno e escolha 3px, para eliminar o preencimento clique no x branco no início da Caixa de Cores.
Podemos usar o recurso colar estilo para formatar os retângulos que faltam, com o primeiro retângulo pronto selecionado, tecle Ctrl+c para copiar, tecle Esc para desfazer a seleção e com a ajuda da tecla Shift selecione todos os retângulos, clique no menu Editar e em Colar estilo ou use o atalho Ctrl+Shift+V.
03 - Ajustando o preenchimento e sombras
Com a Ferramenta Editor de nós ajuste o retângulo com o padrão dentro de cada moldura.

Use o zoom para fazer um ajuste melhor.
Para as sombras, selecione a moldura duplique e mude a cor de preenchimento e contorno para um tom de cinza escuro, abra o Painel Preenchimento e Contorno teclando Ctrl+Shift+f e mude o desfoque para 3%, feche o painel e tecle End para enviar a sombra para trás.
Por fim agrupe sombra e moldura.

04 - Posicionar moldura e ajustar profundidade
Finalizando vamos alinhar cada moldura a posição correspondente no modelo base. Fazemos isso clicando na moldura e com Shift pressionado clicamos na posição desejada, para que ambos fiquem selecionados. Ative o Painel de Alinhamento teclando Ctrl+Shift+a e em Relativo mude para Último selecionado, centralize na horizontal e vertical. Utilize PgUp e PgDown para controlar a profundidade.
Quando todas as molduras estiverem no local correto selecione todas e arraste a composição para a parte branca da tela e para visualizar melhor o resultado aumente o zoom.







Comentários