Tipografia: A voz da sua arte!

A Tipografia (do grego typos — "forma" — e graphein — "escrita") é a arte e o processo de criação na composição de um texto, física ou digitalmente. Assim como no design gráfico em geral, o objetivo principal da tipografia é dar ordem estrutural e forma à comunicação escrita - By Wikpedia, link: https://pt.wikipedia.org/wiki/Tipografia

Não se pode negar a importância do processo tipográfico na escolha do que pode ser definido como a voz da sua arte gráfica. Como tudo o que é o importante não basta apenas definir a tipografia para entendê-la, assim como no estudo das cores existe muito mais para se entender no que podemos observar.

Bem dito isso vamos começar nossa série sobre tipografia. O objetivo assim como no estudo das cores é dar aquela noção e o devido aprofundamento sobre o assunto. Para começar vamos tratar de forma simplificada de um dos assuntos mais comuns e usados por todos os que trabalham com artes gráficas ou digitais no dia a dia. A classificação das fontes(ou tipos).



A maioria dos tipos podem ser classificados em um dos quatro grupos básicos:

Serif: As serifas são os pequenos traços e prolongamentos que ocorrem no fim das hastes das letras.











Sans-Serif: Sem serifas são conhecidas como sans-serif (do francês "sem serifa"), também chamadas grotescas (de francês grotesque ou do alemão grotesk).






Cursivas: Cursivo é o nome que se dá a qualquer estilo de escrita manual projetada para a agilidade na escrita.











Decorativas: fonte artística e atraente além de diferentes, fáceis de usar, no entanto são limitadas e indicadas para títulos e marcas.









A classificação dos tipos é muito mais complexa que isso, ela leva em conta a formação dos estilos, período histórico entre outros fatores.

A descrição que usamos é um micro resumo do Sistema ou Classificação Vox, publicada originalmente em 1954.

Analise e consulte as fontes citadas além da Wikipedia para dar um bom início aos estudos.

Fonte:




Comentários